Memória: Há 5 anos mangá “Futari H” era cancelado


Relembre o primeiro mangá descontinuado pela JBC

O dia era 22 de março de 2013, sexta-feira, um ótimo dia para aprender a como desenhar mangá. Naquele dia ia ao ar, no canal da editora JBC no Youtube, o sétimo Henshin Online que, na época, ainda não era um programa semanal. No vídeo, Cassius Medauar anunciou o relançamento de duas obras Love Hina e Death Note, além de falar de Ranma 1/2, Bakuman, Level E, entre outras obras que a editora publicava na época.

O vídeo desse dia, porém, foi importante também por um fator negativo, o cancelamento do mangá Futari H. Medauar falou que desde 2012 a JBC vinha conversando com a editora japonesa sobre como continuar a obra, mas chegou em um ponto em que eles teriam que descontinuar o mangá. Cassius pediu desculpas aos leitores que ainda acompanhavam o título e reafirmou que infelizmente não haveria como continuar a obra e a empresa passaria a investir em outras linhas.

Esse foi o primeiro e, até o momento, único mangá cancelado pela editora JBC. De lá para cá, apenas a NewPOP pode dizer que nunca cancelou títulos. Ainda assim, hoje em dia a JBC ainda detém a confiança dos leitores de que levará as suas séries até o final, até porque a empresa raramente arrisca em obras muito longas que não sejam aquele mega título de sucesso. Nesse tempo todo, talvez a única desconfiança maior paire justamente sobre Inu-Yasha e seus muitos volumes. Não à toa continua sem previsão para o início da republicação.





Para quem não conhece, Futari H é um mangá de autoria de Katsu Aki e é publicado desde 1997 no Japão, possuindo 73 volumes atualmente e ainda em andamento. Agora em março serão publicados os volumes 74 e 75 . Por lá  é considerado um mangá de referência quando se trata de educação sexual.

No Brasil o título não teve o mesmo sucesso. Ele começou a ser lançado em 2009 no formato meio-tanko (ou seja, cada volume japonês virava dois no Brasil), sendo descontinuado quatro anos depois com 42 volumes (21 originais). Futari H também não foi um sucesso nos demais países ocidentais, tendo sido cancelado na Itália, na Espanha, nos Estados Unidos e mais recentemente na França. O único país a ainda manter a obra ativa é a Alemanha.

Sinopse: Após um casamento arranjado bem-sucedido, Makoto e Yura formariam um casal comum, não fosse por um detalhe: os dois são virgens aos 25 anos de idade! Sem ter a menor ideia de por onde começar, a dupla vive as confusões de um casal no início da vida sexual. Juntos, eles vão aprender como satisfazer seus desejos sexuais, além de conhecer melhor seus próprios corpos e até descobrir que algumas coisas podem sair erradas durante a relação. Um tanto atrapalhados, os recém-casados terão uma ajuda inesperada: Akira, o irmão de Makoto. Casado e superexperiente, esse verdadeiro “mestre” intrometido fará de tudo para que o seu irmãozinho se torne um expert no assunto, prometendo apimentar a vida íntima dos pombinhos.

Fonte: https://bibliotecabrasileirademangas.wordpress.com/